segunda-feira, 30 de abril de 2012

No princípio criou Deus os céus e a terra. (Gênesis 1:1)
E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1:27)
O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para CUIDAR dele e cultivá-lo. (Gênesis 2:15)

Deus é perfeito!
Ele criou tudo! Os céus e a terra!
Passeando por Genesis 1 podemos contemplar a perfeição do nosso Pai, como Ele criou tudo com cuidado, Ele criou o homem e o colocou no Éden pra CUIDAR e o cultivar. E esse era o ponto onde eu queria chegar... esse tal de CUIDAR.
Vamos pensar um pouquinho juntos... Imagine que você criou algo lindo, algo que você julgou perfeito, você colocou sua invenção no jardim e enquanto ia resolver algumas coisas na rua pediu que seus filhos, já bem grandinhos, cuidassem da sua invenção.
Voltando pra casa o que você encontra? Sua obra de arte toda suja, quebrada, nem de longe era aquilo que você criou... E agora? O que você irá dizer aos seus filhos?

Pois é exatamente isso que estamos fazendo com o que Deus criou com tanto amor!
Nós estamos destruindo a terra na qual Ele nos colocou e disse que deveríamos cultivar e CUIDAR.
Não sei bem em que parte do caminho, mas de repente passamos a lembrar apenas do cultivar.
Não estou aqui pra falar de questões de educação doméstica como não jogar lixo na rua etc, etc...
O problema é bem maior...
O que nós cristãos estamos fazendo no nosso dia a dia para cuidar da terra?
Você pensa no quanto está poluindo quando usa um copo descartável?
O que dizer das impressões que nem nos lembramos de imprimir frente e verso?
Você pode me dizer... mas são de florestas plantadas!
E eu respondo pra você...
Para manter toda a agricultura (e isso inclui a plantação de pinus ou eucalipto pra produzir o nosso papel) é preciso “retirar” o nitrogênio da atmosfera e transformá-lo em adubo para as plantas e esse processo vem sendo realizado a uma taxa que nosso planeta um dia não vai mais suportar.
O nosso poderoso Vanish poder O2 possui uma molécula em sua composição que não é retirada nos sistema convencionais de tratamento de esgoto e estudos realizados nos EUA comprovaram a ocorrência de peixes com mutações (2 sexos) em função da absorção dessas substancias;
O caroço de feijão que deixamos descer pelo ralo, ou o papel higiênico pelo vaso, não é esgoto, é lixo e lixo deve ser jogado no lixo! Pois isso compromete não só o sistema de esgoto, mas aumenta os custos de tratamento.
O Homem retira a água na natureza, trata, usa no abastecimento, “suja”, trata novamente, lança na natureza, como essa água ainda está “suja” acaba poluindo o rio e gasta mais ainda pra tratar novamente e abastecer novamente a população...
Muito inteligente não é?
Eu poderia dar vários outros exemplos, eu poderia falar dos carros (que muitos esquecem que é um meio de transporte e não um troféu, uma jóia a ser exibida), dos nossos padrões de consumo que só aumentam cada vez mais... e destroem cada vez mais.
Mas eu só consigo lembrar de uma coisa...

"Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles."
Mateus 6:28-29

Jesus contemplava a natureza para ensinar! quando Ele fala dos lírios eu lembro como eles eram comuns nos campos... hoje? Coisa mais difícil de ver... Por que será?
Vamos fazer a diferença no nosso meio!
Nós podemos levar nossa garrafa de água mineral onde formos!
Nós podemos comprar sabão em pó sem fosfato!
Nós não precisamos dar descarga toda vez que fizermos xixi e gastar 6L de água pra diluir 200 ml de urina!
Nós podemos parar de usar Vanish!
Claro que não vamos ser perfeitos, claro que nem sempre dá pra ser ambientalmente correto, mas se tentarmos, pior do que está não vai ficar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário